segunda-feira, 2 de junho de 2008

Graffiti


Graffiti-muralismo
No graffiti os grafiteiros retratam um meio artístico, que acontece na sociedade e que chame atenção de todos que estão passando na rua, sem distinção de classe social.
A pixação é a evolução do graffiti. Na pixação o pixador marca um território com o nome do seu grupo e no lugar mais alto que conseguir.
No muralismo é quase igual ao graffiti, eles retratavam seu povo, sua cultura, alguns muralistas retratavam o que estavam vivendo.
O que nos chamou mais atenção foram os grafites do grafiteiro Trampo de POA.

Trampo-Grafiteiro

Trampo é um símbolo da resistência da Cultura de Rua e um dos Grafiteiros mais respeitados do Rio Grande do Sul. Pessoa articulada, inteligente e extremamente criativa, seus traços em preto e branco e desenhos são facilmente identificáveis, como uma marca registrada do artista. Luis Flávio “Trabalho”, ou simplesmente “Trampo”, como é mais conhecido, nasceu em Porto Alegre, no ano de 1972. Skatista desde 1986, participou dos melhores e mais importantes campeonatos da região na década de 80, época em que começa a fazer seus primeiros rabiscos urbanos. Na década de 90, fez parte de grupos que deram os primeiros passos na Cultura de Rua porto-alegrense. Em 2000, fez uma viagem para expor e pintar na cidade de Dusseldorf, na Alemanha. Desde então, realizar exposições e dar palestras em encontros já fazem parte de sua rotina. Ainda assim, sua ligação com o Skate ainda é bastante forte. Inclusive, na última etapa do circuito Qix AM 2006, pintou e colou arte por tudo, além de aplicar seus stêncils nas lixas dos skates da galera. Ele também tem participação nos vídeos “Skatismo #1 e #2” e na parte visual do “DVD Qix Am Contest 2006”.Nessa entrevista, Trampo comenta sobre como começou, quais suas inspirações e também fala sobre pichação, Cultura Hip-Hop e muito mais. Boa leitura.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Corpo em Movimento

Os movimentos expressivos do corpo identificam a necessidade natural que o ser humano tem de expor seus sentimentos e pensamentos de forma sistematizada ou não, evidenciando o espírito artístico ou simplesmente como forma de lazer. Podemos expressar sentimentos sem pronunciar uma palavra, mas através apenas de simples movimentos de expressão corporal. Na dança, na ginástica, nas lutas marciais, enfim, de diversas maneiras, usamos o nosso corpo para manifestar, expandir nossas emoções.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Meio ambiente

Meio ambiente

Os principais fatores que determinam a poluição atmosférica é as queimas de lixo e matas que as pessoas fazem sem pensar nos danos que pode provocar depois,
as queimas de gases das fábricas e outros gases poluentes com os dos carros que contribuem com a poluição.

As florestas tropicais estão sendo destruídas por causa do
Homem que é a principal causa do desmatamento ou destruição das florestas tropicais. Os humanos estão cortando as floretas tropicais por muitas razões, incluindo:
madeira para uso próprio (móveis, construção de casas, etc.) e madeira para fazer fogo;
agricultura para pequenos e grandes fazendeiros;
terra para fazendeiros pobres que não têm nenhum lugar para viver;
pasto para a criação de gado; e
construção de estradas.
As espécies de animais e vegetais estão entrando em extinção por que o homem sempre alterou seu meio ambiente. As espécies vegetais e animais estão entrando em extinção cada vez mais rápida. Elevando a temperatura em todo o planeta, provocando buracos na camada de ozônio aumentando a exposição de plantas, animais e pessoas à radiação solar. Poluíndo os rios, os mares, o ar e o solo e como conseqüência estamos perdendo em qualidade de vida
Como nós podemos contribuir com o meio ambiente?
:: Atitudes individuais
· cuidar de plantas das residências, da escola, das praças e áreas públicas do bairro e perceber que elas embelezam os espaços, servem de alimento a outros animais, ou mesmo refrescam os ambientes com sua sombra;
· separar os diversos componentes do lixo (vidro, metal, plástico, papel limpo) para reutilizá-los ou encaminhá-los a instituições/empresas para serem reutilizados ou reciclados;
· armazenar adequadamente o lixo, em vez de jogá-lo pelas janelas dos carros, ônibus e trens, nas ruas, nos parques, nos córregos ou nos terrenos baldios;
· evitar o desperdício de água ao tomar banho, escovar dentes, lavar quintais, carros;
· economizar energia elétrica, apagando luzes dos cômodos da casa que não estiverem sendo ocupados.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Onovo operário em construção

O novo operário em construção
Eu li um poema que fala sobre um operário que tudo oque o patrão dele falava ele escutava e não reclamava só dizia “sim”.
Ele era explorado e não tinha consciência do que ele estava sofrendo.
Quando ele se deu conta, ele começou a batalhar pelos seus direitos.
O patrão disse que daria tudo o que ele tinha direito, mas o operário olembrou que o patrão não tinha como dar porque foi o operário que construiu.
Tudo o que o operário produzia era de benefício ao patrão, o operário não saia com lucro nenhum.
O operário começou a dizer “não”, então seus colegas o agrediram com a intensão de mudar de idéia.
Ele ficou com um pouco de trauma, mas conseguiu driblar alguns obstáculos e os outros viram que ele tava com a razão e ele se transformou em um operário completo. Eu li um poema que fala sobre um operário que tudo oque o patrão dele falava ele escutava e não reclamava só dizia “sim”.
Ele era explorado e não tinha consciência do que ele estava sofrendo.
Quando ele se deu conta, ele começou a batalhar pelos seus direitos.
O patrão disse que daria tudo o que ele tinha direito, mas o operário olembrou que o patrão não tinha como dar porque foi o operário que construiu.
Tudo o que o operário produzia era de benefício ao patrão, o operário não saia com lucro nenhum.
O operário começou a dizer “não”, então seus colegas o agrediram com a intensão de mudar de idéia.
Ele ficou com um pouco de trauma, mas conseguiu driblar alguns obstáculos e os outros viram que ele tava com a razão e ele se transformou em um operário completo.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Quem eu sou...

Meu nome é Tiago de Lima Borges, eu tenho 14 anos, estou na 8ª série.
Eu estudo na escola São Vitor, no bairro São Vitor Cohab.
A minha família é composta por 7 pessoas, 3 meninos, 2 meninas, papai e mamãe. Eu sou o segundo mais velho dos meus irmãos.
Agora eu vou falar um pouco da minha rotina.
Eu acordo às 06h00min da manhã, tomo banho às 06h15min, vou tomar café -da- manhã às 06h30min da manhã. Saio de casa às 07h10min para levar meu irmão caçula pegar o micro. O micro passa às 07h20min, eu chego à escola às 07h30min e às vezes eu me atraso.
Saio da escola ao meio dia, chego em casa e almoço. Escovo os dentes, me arrumo e vou para o atelier. Pego o ônibus da 13h05min, chego ao atelier às 13h30min só que começa às 14h00min. A gente sai às 17h15min. Eu pego o ônibus às 17h30min e chego em casa às 18h00min. Almoço às 20h00min, assisto a novela, escuto música e vou dormir para + um dia de rotina corrida .
Nas horas vagas eu costumo andar de skate, jogar bola, mas o que eu gosto mesmo de fazer é correr, de fazer caminhada longa.
Eu não gosto de ficar sozinho, parado, sem ter o que fazer.
Meu sonho é de um dia ter uma família, um carro, uma casa própria e um trabalho honesto para poder sustentar os meus bens.
Eu fico feliz quando eu chego em casa tá tudo em silêncio, em ordem e eu só chego e vou dormir.
O que me deixa triste é ver um ser humano brigar com alguém por coisas pequenas e ficar com ódio de alguém.
Se eu fosse Deus não existiriam drogas no mundo nem corrupção.
Eu estou no projeto porque eu sou competente, tenho disposição e vontade.
!!NOSSA!! QUE !!VIDA LOKA!! MAS DIVERTIDA!!.